2020
2016
2015
Artigo sobre a Semente de Futuro na revista European Geoparks Network
Apontamentos interessantes sobre o nosso trabalho! De perto ou de longe, quem quiser descobrir mais, pode vir até cá...
2014
2013
Publicado no semanário “Discurso Directo” nº281 de 22 de Novembro de 2013
VISITA DO GRUPO NATUREZA E RURALIDADE DA ASSOCIAÇÃO CAMPO ABERTO
Recorte de imprensa | Semanário Discurso Direto | 29 de Março de 2013
O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março, tendo sido criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 16 de Novembro de 1999.
Pretende-se, com esta comemoração, celebrar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, criatividade e inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.
Em Chave, também se comemorou este dia, na Biblioteca do Pólo Escolar de Chave, com a colaboração da Semente de Futuro - projecto Biblioteca Viva. A sessão, com improvisos diversos, foi muito viva e interactiva.
Com Rui Sousa, da Biblioteca Municipal de Arouca, foi preparada a renovação da ”Mala de livros” privilegiando desta vez a poesia, para o Posto dos Correios de Chave, na Farrapa, espaço este recentemente criado com o apoio da Junta de Freguesia de Chave.
Na Biblioteca, foi projectado um pequeno documentário para crianças, sobre a Semente de Futuro, baseado numa estória de lãs, das da Avó Norvinda, da autoria do jovem estudante de cinema Márcio Duarte, com a colaboração de Sérgio Costa.
Adélia Correia e Bonina Brandão apresentaram, com sementes e florzinhas ao vivo, uma ”Estória da Avó Norvinda” (conjunto de estórias em quadras). Foram assim ao encontro de um menino que já tinha definido: ”poesias são estórias com rimas”! E a poesia ficará por lá, com certeza, também na Horta do Pólo Escolar…
A jovem talentosa Teresa Almeida, disse, para os mais pequenos, entre outros, o poema de Fernando Pessoa “Pia Pia Pia “. Luísa Portugal no violino e Elisabete Carvalho no clarinete fizeram longas e belas introduções às leituras.
As Professoras presentes colaboraram, como sempre, muito activamente na ligação das diversas gerações e comentaram que os alunos tinham manifestado grande adesão, em especial à música. As jovens artistas concordaram, acrescentando que sentiram o gosto (coração aberto e expressões de sonho) e o silêncio das crianças, mais estimulante do que da parte de outros públicos, com mãos maiores para as palmas.
Saiu de um dos mais velhos a sugestão de que os Ministros e Decisores muito poderiam aprender destas crianças, sobre a importância da Arte no Ensino. Uma Professora esclareceu que, enquanto estiverem lá estes Professores que apreciam e oferecem arte, já iríamos indo menos mal…
Com tanta ocupação não houve quadra final, mas aparecerá decerto em próximas sessões com os belos motes que ficaram!
__________________________________________________________________________________________________
Recorte de imprensa | Semanário Discurso Direto | 15 de Março de 2013
O dia 8 de Março - Dia da Mulher - foi celebrado na Semente de Futuro IPSS de Chave com uma reflexão interna sobre estratégias de prevenção da depressão, especialmente feminina.
O livro como amigo precioso, foi um dos temas tratados. Foram visionados videogramas alusivos ao tema Mulher e procedeu-se à selecção dos que seriam apresentados no Jantar da Associação Recreativa e Desportiva de Chave.
Deu-se continuidade à escrita criativa com quadras, na sequência de actividade também praticada por grupo frequentador da Biblioteca do Pólo Escolar de Chave:
Para espantar tristezas
nós mulheres somos demais/
Transformamos as rotinas/
Nos mais lindos rituais!
Note-se que aquela Biblioteca, situada no edifício do Pólo, está aberta à Comunidade às 5ªs feiras, das 13.30h às 15.30h. por acordo tripartido entre a Câmara Municipal, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Semente de Futuro.
Por feliz coincidência procedeu-se, nesse dia, à entrega duma 1ª mala de livros da Biblioteca Municipal de Arouca, no Posto de Correios de Chave, do lugar da Farrapa, onde, no âmbito do projecto Biblioteca Viva da Semente de Futuro, e por acordo com a Biblioteca Municipal, se inicia um ponto de difusão da leitura, aproveitando a vocação daquela a quem já chamaram "líder da leitura" D. Fátima Teixeira, agora em formação nessa área. Está ainda em curso a adaptação do espaço, com equipamento adequado, com apoio do Presidente da Junta de Freguesia de Chave.
Na Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Chave, teve lugar nesse Dia da Mulher um excelente Jantar comemorativo, muito participado, como habitualmente e complementado pela leitura de textos poéticos alusivos ao tema "Ser Mulher", trazido por seniores e lidos pelos mais jovens. Dos videogramas passados foi apreciado especialmente aquele em que Maria Betânia canta que
"Cada um de nós compõe a sua estória
e carrega em si o dom
de ser capaz
de ser feliz! "
__________________________________________________________________________________________________
Recorte de imprensa | Semanário Discurso Direto | 11 de Janeiro de 2013
Decorreu, no passado mês de Dezembro, o Concerto de Natal, promovido pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Chave, com a participação do Orfeão de Arouca e da Escola de Música de Chave. A numerosa assistência teve assim a oportunidade de assistir a um concerto de elevada qualidade. O evento contou com os apoios da Câmara Municipal de Arouca e da Junta de Freguesia de Chave.
Também nesta associação teve lugar a já habitual Ceia de Natal, preparada primorosamente por uma equipa feminina e servida pela equipa masculina. Nos aventais constavam os dizeres "O serviço e o cuidado quer-se alegre e partilhado", lembrando as comemorações do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que esta associação tem comemorado, contribuindo assim para recordar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, num ambiente de alegria e partilha. A animação esteve a cargo do Grupo de Cavaquinhos e Coral da Escola de Música da Associação, que animou também o baile final. A vereadora da Cultura, Dra Margarida Belém, esteve presente e acompanhou animadamente o evento, em que foram lidas poesias de autores locais, e foi-lhe ainda apresentada a recém organizada Biblioteca da Associação.
2010
Semana Cultural na Freguesia de Chave | 10 - 16 Agosto de 2010
A Junta de Freguesia de Chave fez ressurgir uma das tradições que já se havia perdido desde 1994. A semana Cultural realizou-se de 10-16 de Agosto de 2010, com a colaboração de várias associações locais. A Semente de Futuro participou no evento com actividades de animação, colóquios e exposições.
O Peddy Paper - “Caminhamos entre moinhos: a poesia surge – A poesia com David Rodrigues” foi realizado em conjunto com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Chave e Farrapense ACDRCF e o Grupo de Jovens de Chave.
Sessão - “Que perguntas fazemos ao céu que nos cobre e à Terra que nos sustenta?” animada por Cecília Moreira e Urtelinda Ramos
O céu visto na sua dimensão científica e simbólica foi abordado pela Cecília em termos simples e motivadores para adultos e especialmente também para as crianças.
As relações possíveis dos planetas com os 7 anões da Branca de Neve foram exploradas com base na história de João Rego publicada em “A Coluna do Meio”.
A Urtelinda referiu-se especialmente à Terra que nos sustenta e na continuidade de sessões já iniciadas na Semente apresentou na sua dimensão científica dois animais que as crianças muito apreciam e correm riscos de extinção: tritões e pirilampo. Deliciou os nossos imaginários com uma história original sobre pirilampos. A sessão foi complementada com uma poesia dita pela Adriana Raquel com o mesmo tema.
Mesa Redonda com Anciãos sábios - “Saberes antigos para uma nova ecologia” – com a orientação da engenheira Isabel Vasconcelos, Vereadora da Câmara Municipal de Arouca..Nesta sessão não faltaram a boa disposição dos anciãos e muitas histórias antigas, hábitos que podemos retomar de forma renovada. Chegam-nos pedidos de continuação a que se espera corresponder.
Colóquio - Intervenção Cívica – “Mulheres e Homens: que participação?” – com Drª. Ana Maria Braga Cruz.
Esta sessão foi levada a cabo com o grupo de Jovens, inicialmente o Leonel e depois o António Jorge. A este último coube a escolha de episódios motivadores que proporcionaram uma discussão animada das temáticas da discriminação de género.
Exposição - “Mostra sobre Actividades da Semente de Futuro”
Foi promovida pelo Emanuel Silva e acabou por contar com colaborações muito diversas, nomeadamente os arquitectos Isabelle Florin e seu marido, que muito contribuíram para o sucesso da dimensão estética que se conseguiu apesar das condições iniciais bastante difíceis.
__________________________________________________________________________________________________
Semente de Futuro presente pela primeira vez na Feira das Colheitas de Arouca | Setembro de 2010
A Semente de Futuro, com objectivos ligados ao desenvolvimento sustentável, pessoal e ambiental, apresentou na Feira das Colheitas de Arouca 2010 alguns produtos, uma fusão entre tradição e inovação, artisticamente desenvolvidos no calor de cozinhas locais. Sob o lema cultivar cultivando-nos, transformar transformando-nos, lançámos os primeiros rebentos no sentido de contribuir para a sustentabilidade do projecto social.
A Feira das Colheitas é a grande festa do concelho, feira tradicional, que reúne os melhores produtos e grande conjunto de eventos, durante quatro dias.
A preparação do evento começou meses antes, com a feitura de lotes de Elixir de Sabugueiro. Colhemos e processamos as flores em sintonia com os ritmos planetários, para que preservassem o melhor do seu aroma e propriedades. Em seguida, foi só necessário reunir a “força de trabalho” das pessoas que se juntam à volta do fogão, e tratar de lavar esmeradamente os frascos, esterilizá-los. Filtrar a infusão de flores, espremer os limões fresquíssimos (não tratados) das redondezas e adicionar o açúcar biológico, os passos que se seguiram. No fim, pasteurizámos os frascos cheios com o delicioso néctar.
A Compota da Nossa começou bem cedo, com a apanha das maçãs da quinta, já em Setembro. Nos sabugueiros, as bagas escuras já tinham substituído as flores creme de Maio e foram apanhadas, escolhidas e processadas cuidadosamente. Nas sebes, as amoras selvagens ofereciam-nos o melhor do seu aroma e sabor e colhemo-las com empenho fervoroso e algumas arranhadelas. Com sageza, equilibrámos os ingredientes, adoçámos e, lentamente, deixámos que se impregnassem uns dos outros, sublimando-se numa extraordinária compota – afirmam os provadores!
O desenvolvimento do Chá Convívio transformou a cozinha numa oficina de alquimista: incontáveis misturas foram testadas e provadas, que resultaram no apuramento do produto final. A opinião dos mais novos foi determinante. A experiência de um Chef foi inestimável também. Evidentemente, os lotes de plantas tinham sido colhidos e secos em dias favoráveis, por mãos amorosas e sábias. Resultou uma mistura saborosa e depuradora de folhas de bétula, limonete e erva príncipe com pétalas de rosa e calêndula.
Entretanto, os rótulos foram sendo pensados e desenvolvidos. O mesmo com o stand, que exigiu algumas tardes de trabalho artístico criativo.
Chegou então o dia da montagem: ajuda preciosa da Patrícia Paul Eventos Unipessoal, com alcatifa, móveis e até uma linda calculadora! Muitos voluntários a vestir as camisolas, novinhas, da Semente e um intrincado plano de rotatividade de atendimento no stand, fizeram uns dias muito preenchidos e repletos de cansaço satisfeito. Sobre a mesa, não nos faltou a “flor de luz”, ou florinha mágica.
O Livro de Comentários registou achegas muito interessantes e animadoras, bem como perspectivas de colaborações futuras.
Os novos produtos da Semente saíram assim à rua, mostraram-se e agradaram, prevendo agora maior dinâmica de produções futuras.
__________________________________________________________________________________________________
A Junta de Freguesia de Chave fez ressurgir uma das tradições que já se havia perdido desde 1994. A semana Cultural realizou-se de 10-16 de Agosto de 2010, com a colaboração de várias associações locais. A Semente de Futuro participou no evento com actividades de animação, colóquios e exposições.
O Peddy Paper - “Caminhamos entre moinhos: a poesia surge – A poesia com David Rodrigues” foi realizado em conjunto com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Chave e Farrapense ACDRCF e o Grupo de Jovens de Chave.
Sessão - “Que perguntas fazemos ao céu que nos cobre e à Terra que nos sustenta?” animada por Cecília Moreira e Urtelinda Ramos
O céu visto na sua dimensão científica e simbólica foi abordado pela Cecília em termos simples e motivadores para adultos e especialmente também para as crianças.
As relações possíveis dos planetas com os 7 anões da Branca de Neve foram exploradas com base na história de João Rego publicada em “A Coluna do Meio”.
A Urtelinda referiu-se especialmente à Terra que nos sustenta e na continuidade de sessões já iniciadas na Semente apresentou na sua dimensão científica dois animais que as crianças muito apreciam e correm riscos de extinção: tritões e pirilampo. Deliciou os nossos imaginários com uma história original sobre pirilampos. A sessão foi complementada com uma poesia dita pela Adriana Raquel com o mesmo tema.
Mesa Redonda com Anciãos sábios - “Saberes antigos para uma nova ecologia” – com a orientação da engenheira Isabel Vasconcelos, Vereadora da Câmara Municipal de Arouca..Nesta sessão não faltaram a boa disposição dos anciãos e muitas histórias antigas, hábitos que podemos retomar de forma renovada. Chegam-nos pedidos de continuação a que se espera corresponder.
Colóquio - Intervenção Cívica – “Mulheres e Homens: que participação?” – com Drª. Ana Maria Braga Cruz.
Esta sessão foi levada a cabo com o grupo de Jovens, inicialmente o Leonel e depois o António Jorge. A este último coube a escolha de episódios motivadores que proporcionaram uma discussão animada das temáticas da discriminação de género.
Exposição - “Mostra sobre Actividades da Semente de Futuro”
Foi promovida pelo Emanuel Silva e acabou por contar com colaborações muito diversas, nomeadamente os arquitectos Isabelle Florin e seu marido, que muito contribuíram para o sucesso da dimensão estética que se conseguiu apesar das condições iniciais bastante difíceis.
__________________________________________________________________________________________________
Semente de Futuro presente pela primeira vez na Feira das Colheitas de Arouca | Setembro de 2010
A Semente de Futuro, com objectivos ligados ao desenvolvimento sustentável, pessoal e ambiental, apresentou na Feira das Colheitas de Arouca 2010 alguns produtos, uma fusão entre tradição e inovação, artisticamente desenvolvidos no calor de cozinhas locais. Sob o lema cultivar cultivando-nos, transformar transformando-nos, lançámos os primeiros rebentos no sentido de contribuir para a sustentabilidade do projecto social.
A Feira das Colheitas é a grande festa do concelho, feira tradicional, que reúne os melhores produtos e grande conjunto de eventos, durante quatro dias.
A preparação do evento começou meses antes, com a feitura de lotes de Elixir de Sabugueiro. Colhemos e processamos as flores em sintonia com os ritmos planetários, para que preservassem o melhor do seu aroma e propriedades. Em seguida, foi só necessário reunir a “força de trabalho” das pessoas que se juntam à volta do fogão, e tratar de lavar esmeradamente os frascos, esterilizá-los. Filtrar a infusão de flores, espremer os limões fresquíssimos (não tratados) das redondezas e adicionar o açúcar biológico, os passos que se seguiram. No fim, pasteurizámos os frascos cheios com o delicioso néctar.
A Compota da Nossa começou bem cedo, com a apanha das maçãs da quinta, já em Setembro. Nos sabugueiros, as bagas escuras já tinham substituído as flores creme de Maio e foram apanhadas, escolhidas e processadas cuidadosamente. Nas sebes, as amoras selvagens ofereciam-nos o melhor do seu aroma e sabor e colhemo-las com empenho fervoroso e algumas arranhadelas. Com sageza, equilibrámos os ingredientes, adoçámos e, lentamente, deixámos que se impregnassem uns dos outros, sublimando-se numa extraordinária compota – afirmam os provadores!
O desenvolvimento do Chá Convívio transformou a cozinha numa oficina de alquimista: incontáveis misturas foram testadas e provadas, que resultaram no apuramento do produto final. A opinião dos mais novos foi determinante. A experiência de um Chef foi inestimável também. Evidentemente, os lotes de plantas tinham sido colhidos e secos em dias favoráveis, por mãos amorosas e sábias. Resultou uma mistura saborosa e depuradora de folhas de bétula, limonete e erva príncipe com pétalas de rosa e calêndula.
Entretanto, os rótulos foram sendo pensados e desenvolvidos. O mesmo com o stand, que exigiu algumas tardes de trabalho artístico criativo.
Chegou então o dia da montagem: ajuda preciosa da Patrícia Paul Eventos Unipessoal, com alcatifa, móveis e até uma linda calculadora! Muitos voluntários a vestir as camisolas, novinhas, da Semente e um intrincado plano de rotatividade de atendimento no stand, fizeram uns dias muito preenchidos e repletos de cansaço satisfeito. Sobre a mesa, não nos faltou a “flor de luz”, ou florinha mágica.
O Livro de Comentários registou achegas muito interessantes e animadoras, bem como perspectivas de colaborações futuras.
Os novos produtos da Semente saíram assim à rua, mostraram-se e agradaram, prevendo agora maior dinâmica de produções futuras.
__________________________________________________________________________________________________